Data da Última Atualização: 06/04/2021

Acessibilidade

Acessibilidade no Portal da Transparência Covid-19 da Prefeitura de Belém

As páginas do Portal da Transparência Covid-19 foram projetadas para serem acessíveis e facilmente utilizáveis. Com design responsivo, este site possui layout e funcionalidades que se adaptam a diferentes dispositivos de acesso, como computadores, celulares e tablets. As instruções a seguir podem facilitar a sua navegação.


 

 

Ícones de acessibilidade para pessoas com visão reduzida

Presentes em todas as páginas, na lateral direita estão dois botões fixos que, ao serem clicados, permitem ativar o modo de Alto Contraste (botão superior) e o de aumentar o tamanho da fonte (botão inferior). Para desativar os modos, basta clicar novamente nos respectivos botões.

Em navegadores modernos, geralmente existe uma ferramenta de zoom (ampliação ou redução), um método mais eficaz, rápido e agradável de obter textos e imagens no tamanho desejado.

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

Pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
Pressione a tecla CTRL e digite a tecla – (menos) para diminuir
Pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para usar o zoom no Mac OS:

Pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
Pressione a tecla COMMAND e digite a tecla – (menos) para diminuir
Pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Leitores de tela

Os leitores de tela são programas de computador projetados para serem utilizados por pessoas com deficiência visual. Eles capturam a informação apresentada na tela e a transformam em uma resposta falada (áudio) utilizando um sintetizador de voz. O Portal da Transparência Covid-19 da Prefeitura de Belém é compatível com a grande maioria dos leitores de tela.
A navegação é feita com um teclado comum, na maioria das vezes sem a necessidade de mouse ou de monitor. O áudio é emitido por meio da placa de som do computador.

Compartilhe

Compartilhe em suas redes essa página